Para novos alunos, uma nova escola:

Em todo o mundo, tem surgido uma nova geração de escolas, alinhadas às exigências dos nossos tempos e com excelente qualidade educacional.

Após ampla pesquisa, que incluiu visitas às mais relevantes escolas do Brasil e do mundo, nasceu a metodologia de ensino Vereda, comprometida com a excelência nas disciplinas tradicionais (Língua Portuguesa, Matemática, entre outras) e com a formação integral dos alunos a partir de competências como criatividade, ética e colaboração.

Nossas experiências de ensino valorizam o protagonismo dos alunos, engajando-os a aplicar seus saberes em problemas reais, a utilizar recursos tecnológicos de última geração e a desenvolver múltiplas inteligências (linguística, artística, lógico-matemática, corporal, social, emocional, entre outras). Conduzimos nossos alunos a mobilizar sua curiosidade para a pesquisa e a compartilhar suas descobertas, desenvolvendo sua autonomia para o aprender.

Nossa proposta pedagógica é alinhada a um padrão internacional de qualidade de ensino. Clique em cada pilar para saber mais:

Protagonismo do aluno

Nossos alunos são mobilizados a questionar, pesquisar e aplicar seus conhecimentos para resolver problemas conectados à realidade.

Formação integral

Elevado nível de formação nas disciplinas tradicionais e desenvolvimento de habilidades essenciais como empatia, colaboração, criatividade, empreendedorismo entre outras.

Ninguém fica para trás

Nosso sistema de avaliação permite identificar o aprendizado de cada aluno em todos os objetivos do currículo, possibilitando o acompanhamento personalizado e mentoria para orientação de estudos.

Tecnologia Aplicada

Utilizamos um ambiente digital que proporciona a alunos e professores acesso a amplo conteúdo didático. Essa plataforma digital foi desenhada para apoiar o professor, de modo que possa dedicar-se ao mais importante: ensinar.

Investimento no professor

Por meio da Academia Vereda nossos educadores contam com mais de 120 horas anuais de formação, aperfeiçoando continuamente suas práticas de ensino.

A Escola Vereda baseia suas avaliações na proficiência, ou seja, no domínio que o aluno tem sobre cada uma das habilidades do nosso currículo. Assim, garantimos um olhar individual para cada estudante, identificando com precisão o que já foi aprendido e o que precisa de atenção e de novas oportunidades para a construção do saber.

Diferente das escolas tradicionais, que não esclarecem quais conteúdos foram realmente aprendidos e nem possibilita pensar estratégias claras de ação para que os conteúdos ainda não dominados sejam aprendidos, nosso sistema de avaliação permite identificar o aprendizado de cada aluno em todos os objetivos do currículo.

Ao compreendermos o que foi de fato aprendido por cada um dos nossos alunos e alunas, podemos planejar ações de retomada dos conteúdos e criar novas oportunidades de avaliação para recuperar notas para quem precisa. Por outro lado, podemos pensar em novos desafios para quem já domina os objetivos propostos.

Os Estudos Orientados são conduzidos pelos Assistentes de Ensino. Existem duas principais atividades que ocorrem nesse momento:

– Atividades complementares;
– Retomada das dificuldades identificadas pelo sistema de avaliação.

Os Estudos Orientados são um momento para apoio individualizado aos estudantes, a partir das dificuldades detectadas pelo nosso sistema de avaliação. Além disso, é também um momento para o desenvolvimento de estudo relacionados a sua capacidade de descobrir e construir conhecimento de forma autônoma.

Objetivando fixar, aprofundar e expandir o conhecimento, os alunos são desafiados por Atividades Complementares que incluem pesquisas, exercícios, entre outras práticas.

Materializando nosso compromisso de “não deixar ninguém para trás”, na Vereda temos momentos para lidar com as dificuldades específicas dos nossos alunos e alunas. Ao identificar que uma ou mais habilidades não foram aprendidas por algum aluno, esta será abordada dentro dos Estudos Orientados, sob a liderança dos Assistentes de Ensino.

A Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) integra diferentes conhecimentos e estimula o desenvolvimento de competências, como trabalho em equipe, protagonismo e pensamento crítico.

Tudo começa com um problema ou questão que seja desafiadora, que não tenha resposta fácil e que estimule a imaginação. Sob a mediação de um Professor e um Assistente de Ensino, o aluno assume um papel ativo em sua jornada de aprendizagem, trazendo seu interesse, sua curiosidade e seus esquemas de enfrentamento, na indagação e na resolução de problemas que lhe são relevantes.

– Integra diferentes conhecimentos.
– Estimula o desenvolvimento de competências, como trabalho em equipe, liderança e pensamento crítico.
– Faz com que o aluno tenha um papel ativo e se engaje no desenvolvimento do seu aprendizado.

Na Vereda, desde os anos inicias, oferecemos carga ampliada de Ingle?s. A comunicação efetiva na Li?ngua Inglesa possibilita ao aluno a sua inserc?a?o no mundo globalizado e no mercado de trabalho, além de ser uma ferramenta de acesso a conhecimentos e apliação de perspectivas e vive?ncias na cultura e economia globais.