Ensino Não Presencial (ENP) na Escola Vereda

Estamos vivendo um momento que requer adaptação de todos nós, escola, responsáveis e estudantes. Com a pandemia do Coronavírus (Covid-19) e a necessidade de ficar em casa para evitar que o vírus se espalhe rapidamente, a nossa rotina mudou, assim como a das famílias e a dos nossos estudantes.

Por determinação do Governo do Estado de São Paulo, interrompemos temporariamente as atividades presenciais na Escola Vereda a partir do mês de março, e adaptamos o nosso ensino para que os estudantes possam ficar em casa sem deixar de se desenvolver. Dessa forma, não estamos de férias! Nossos estudantes estão aprendendo a distância por meio do Ensino Não Presencial (ENP), apoiado por nossos professores, coordenadores e diretores. 

Em paralelo, estamos preparando as nossas escolas com o auxílio de consultorias externas e especialistas para termos a nossa geografia humana e os nossos espaços físicos adequados para quando for possível retomarmos o ensino presencial. Além dessas medidas, a Escola Vereda se preocupa em garantir que os estudantes encontrem um ambiente emocionalmente seguro, onde serão acolhidos e auxiliados em sua readaptação.

E se, ainda assim, a família não se sentir segura para o retorno presencial?

As famílias da Escola Vereda podem optar pela realização do Ensino Não Presencial até o fim do ano (dezembro de 2020). Dessa maneira, os estudantes continuam se desenvolvendo com o apoio dos professores, ferramentas e conteúdos totalmente adaptados para a sua aprendizagem no formato on-line. 

Para os estudantes que irão retornar ao ensino presencial, a Escola Vereda está preparando tudo para garantir que estejam seguros e possam dar continuidade ao seu desenvolvimento com tranquilidade. A Escola Vereda está acompanhando as decisões das autoridades da Saúde e da Educação, e, assim que tiver uma data, irá divulgar.

Como funciona o Ensino Não Presencial?

Nas primeiras semanas, preparamos planos de estudos para os estudantes se organizarem em casa, revisando conteúdos já vistos como forma de ambientação, para depois iniciar novos módulos do nosso material didático (pH).

Com isso, os planos deram lugar aos roteiros, que estão, de modo geral, vinculados às videoaulas (pílulas de vídeos), à tutoria on-line, e às aulas on-line (ao vivo) com nossa equipe de educadores, que explicam os conteúdos novos indicados nos roteiros, e auxiliam com a resolução de exercícios e o esclarecimento de dúvidas.

Como as aulas do Ensino Não Presencial estão organizadas?

  • Tutoria on-line
    É um momento muito importante para o estudo não presencial, pois é nessa tutoria on-line que os estudantes retomam conceitos relevantes e tiram todas as dúvidas.
  • Roteiro de estudo
    É o roteiro da atividade a ser realizada pelos estudantes.
    Cada disciplina possui o próprio roteiro semanal. As atividades estão interligadas com a tutoria on-line (para 1º ao 4º do EFI), aulas on-line (para 5º ano do EFI, EF II e EM) e todas as dúvidas podem ser tiradas pelos professores.
  • Videoaulas
    São vídeos curtos gravados pelos nossos professores (para 1º ao 5º ano do EFI) e por meio de uma parceria da Escola Vereda (para EFII e EM) sobre os conteúdos trabalhados. As videoaulas estão disponíveis no Portal Vereda.
  • Aula on-line
    Diariamente, os estudantes têm aulas on-line ao vivo (Tutorias para 1º a 4º ano do EFI e lives a partir do 5º ano) com horários fixos.
  • Programas da Microsoft
    Os estudantes e familiares possuem o acesso, em qualquer lugar, ao Pacote Office 365, que inclui os programas Outlook, Word, Excel, PowerPoint, e outras ferramentas que possibilitam as transmissões ao vivo, além de um espaço na nuvem.

Acompanhe o dia a dia dos nossos estudantes através das nossas páginas no Facebook e Instagram.

Práticas Pedagógicas do Ensino Não Presencial

Na Escola Vereda, desde o início do isolamento social em razão da pandemia da Covid-19, os nossos estudantes estão se desenvolvendo com o apoio dos professores por meio do Ensino Não Presencial.

Em paralelo, estamos tomando medidas para garantir que as nossas famílias se sintam confortáveis em relação ao retorno das aulas presenciais, entre elas, está a possibilidade de optar que os filhos continuem com o Ensino Não Presencial até o fim do ano.

E, para que a sua família possa conhecer o Ensino Não Presencial da nossa escola, separamos alguns trechos do evento Vereda Day, em que os professores mostram como funcionam as aulas on-line para Ensino Fundamental I e II. Confira abaixo:

Introdução ao Ensino Não Presencial

Aula on-line de Inglês para EF I com a professora Joyce Mara

Aula on-line de Programação para EF I com a professora Andrezza Moura

Aula de Teatro para EF I com o professor Rodrigo Ramos

Aula on-line de Música e Matemática para Fundamental II com os professores Érico e Francisco

Aula de Artes para EF II com o professor Rodrigo Ramos

Aula on-line de História para EF II com o professor Mateus Lopes