Bem-vindos à Vereda

A Escola Vereda é um projeto educacional diferenciado, que busca unir o que há de melhor na educação moderna, metodologias ativas, tecnologia e alinhamento curricular aos objetos do conhecimento e habilidades da BNCC. Temos como norteador desse projeto metodologias internacionais testadas e comprovadas em algumas das melhores escolas pelo mundo.

Nosso compromisso é com uma educação de qualidade por um preço justo, oferecendo educação integral, em tempo integral. Não à toa, a missão da Vereda é “construir as escolas nas quais os nossos filhos serão formados”. Na Vereda, nos 12 anos de educação em que formamos nossos estudantes, temos como foco principal construir cidadãos críticos, conscientes de sua participação na sociedade e que sejam capazes de transformar não somente a sua realidade, e sim todo o ecossistema social em que estão inseridos. No processo de construção do saber, oferecemos uma preparação forte, adequada e com bases sólidas para que eles possam ascender às principais universidades do país.

Na Escola Vereda, temos um projeto pedagógico inovador e consistente. Desenvolvemos as habilidades dos estudantes atreladas ao conhecimento teórico e à prática e compreensão de como as usamos no cotidiano. Assim, os estudantes são levados a pensar, produzir e questionar o conhecimento. Rompemos com o ensino tradicional, de alunos enfileirados, adotamos mesas hexagonais, que facilitam o trabalho em grupo, a troca de saberes e a interação enriquecedora e questionadora.

Entendemos que o estudante deve ser protagonista e sujeito ativo no processo de busca de conhecimento e aprendizado. Nossa equipe docente rompe o paradigma do ensino expositor. O professor deixa de ser apenas transmissor do conhecimento e passa a ser um elemento que une transmissão-mediação-descoberta, permitindo ao estudante trilhar a busca pelo saber. Nesse contexto, podemos afirmar que é o “trabalho do estudante que o faz crescer”, pois ele deve ser o grande construtor, astro, pesquisador, ouvinte e debatedor do seu aprendizado.

Em nosso projeto pedagógico, trabalhamos fortemente no letramento (com carga horária diferenciada), em suas diferentes concepções, como:

•           a compreensão oral e escrita, da língua portuguesa e da língua inglesa (com trabalho diário);

•           o desenvolvimento da matemática não só teórico, utilizando-a no dia a dia, buscando desmistificar e encantar os estudantes nessa magnífica ciência;

•           a compreensão da linguagem do século XXI: a Programação em todas as séries de nossa escola.    

No Ensino Fundamental, adotamos soft skills, antenadas ao que há de mais desenvolvido no mercado em relação a mindfulness, educação socioemocional e habilidades de vida. No Ensino Médio, os estudantes têm contato com atividades de empreendedorismo e design thinking, onde aprimoram habilidades que serão fundamentais na evolução pessoal e profissional. Tudo isso integrado ao que há de melhor na tecnologia, propiciando, assim, aos estudantes um ambiente mais adequado para o aprendizado no século XXI.

Como ferramenta auxiliar ao projeto pedagógico, mas não menos importante, contamos com um material didático alinhado ao nosso projeto e planejamento pedagógico, com tecnologia moderna que permite ao estudante e ao professor desenvolverem o momento da aprendizagem de forma ainda mais contributiva e eficiente.

Porque acreditamos que o aprendizado tem que ser completo, desenvolvemos, no decorrer do ano grandes projetos internos, como simulação ONU, Sarau Cultural e Feira de Inovações, interligando as diferentes áreas do conhecimento de forma transdisciplinar. Isso permite aos nossos estudantes interligarem habilidades e conhecimentos diversos em um mesmo propósito, tornando o processo muito mais rico, profícuo e duradouro. Do ponto de vista externo, participamos de olimpíadas esportivas escolares e das olimpíadas do conhecimento, como a OBM (olimpíada brasileira de matemática), OBA (olimpíada brasileira de astronomia e astrofísica) e OBI (olimpíada brasileira de informática). Esses projetos constroem pontes necessárias para a aplicação da educação do século XXI. 

Nossos docentes são especializados, arrojados e alinhados às novas práticas metodológicas que a Escola Vereda se propõe a fazer. Proporcionamos aos nossos docentes formação interna – por meio de nossa universidade corporativa, a Academia Vereda – e externa, com parcerias junto às melhores instituições alinhadas com nosso projeto. Isso permite que nossos docentes estejam sempre atualizados e cada dia mais conectados aos estudantes nesse processo de ensino-aprendizagem.

Quer saber mais? Inscreva-se para conhecer uma de nossas escolas.