Professores Referência

Na Escola Vereda temos um Comitê formado por professores de referência, um para cada área disciplinar de todos os anos de Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Antes de cada decisão pedagógica, existe a deliberação desse time, que entende a necessidade pedagógica, estuda as alternativas, visita lugares e busca recursos para ter um posicionamento apropriado. “A necessidade de professores de referência e um comitê de referência em uma escola é garantir que o espaço escolar seja de fato uma comunidade educativa, onde todos os processos precisam ser analisados da perspectiva pedagógica”, explica Paulo Dante, professor referência em Matemática na Vereda.

Decisões como o uso da biblioteca, se terá um nome, se será um espaço cultural para eventos ou não, quais serão os itens do acervo, são questões levadas aos especialistas. “Os movimentos da escola podem ser propostos pelos diversos departamentos que a constituem ou pela própria comunidade escolar. O diálogo justaposto ao comitê garante a caracterização pedagógica dessas situações, influenciando diretamente a relação entre o espaço o ensino e a aprendizagem”, de acordo com o professor Dante.

Atualizando conceitos

Os professores referência acompanham o desenvolvimento das disciplinas e garantem a qualidade do conteúdo aplicado. Isso porque o método e o material pedagógico utilizados na Escola Vereda são produzidos internamente por uma editora própria e o papel dos especialistas na produção deste conteúdo é de aprofundar os temas escritos e buscar referências para definir o que e como o conteúdo será abordado em nosso material didático.

“Ter uma editora dentro da Vereda garante que nossos estudantes estão vendo um conteúdo extremamente atualizado, que é revisado todos os anos, com adequação de termos que não estão em uso e reformulação para as principais provas que realizam na escola e fora dela. Além de garantir a fidelidade à nossa concepção de ensino.”, finaliza Dante.

Além disso, produzindo nosso próprio conteúdo pedagógico, formamos pessoas a partir dos valores que consideramos importantes, dentro do nosso propósito de desenvolver o senso crítico e autonomia para causar impactos relevantes e positivos na sociedade, transformando a própria vida dos estudantes, de quem eles de fato impactam e, consequentemente, o mundo.

Acompanhe as próximas publicações que faremos nas próximas semanas para conhecer cada um dos nossos professores referência e saber um pouco do que eles estão desenvolvendo em cada área dentro da Escola Vereda.



Quer saber mais sobre a Escola Vereda? Venha nos visitar em um dos nossos eventos.