A importância da alimentação na aprendizagem escolar

Uma alimentação saudável, além de prevenir uma série de doenças e desequilíbrios futuros, como problemas relacionados ao crescimento, colesterol alto e obesidade infantil, é fundamental para o desenvolvimento intelectual da criança em idade escolar.

Segundo a nutricionista da Escola Vereda, Tamara Rocha, alguns alimentos contribuem para a assimilaçãodosconhecimentos. “Uma alimentação balanceada estimula a memória e o raciocínio, ajuda a melhorar a concentração e faz com que os estudantes se sintam com mais energia e interesse em aprender”, explica.

Na Escola Vereda, a nutricionista é responsável por supervisionar a qualidade da alimentação dos estudantes, que podem trazer marmitas de casa ou utilizar o serviço de alimentação terceirizado Sodexo. “Trabalho com uma equipe de inspetores e professores monitorando a alimentação das crianças e dando suporte em tudo que for preciso”.

Para garantir que o cuidado seja cada vez maior, algumas ações de melhorias foram implantadas recentemente, como a contratação de mais pessoas na equipe de supervisão do refeitório, a realização de estudos para avaliar o fluxo de estudantes e mudanças estruturais para melhorar a circulação.

Segundo Tamara, esse acompanhamento de perto é importante porque ajuda a avaliar a composição dos pratos e a aceitação do cardápio, que é analisado e aprovado por ela. Porém, também é importante que os estudantes sejam incentivados a fazer escolhas saudáveis em casa, com o apoio dos responsáveis. “A influência em casa também deve ser avaliada, porque a criança que convive com uma família que tem uma alimentação diversificada tem maiores probabilidades de ter hábitos saudáveis no futuro”, destaca.

Abaixo, estão algumas dicas da nutricionista para os responsáveis:

1 – Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos e garantir o seu armazenamento e conservação adequados. Assim que preparadas, as marmitas devem ser armazenadas na geladeira até o momento da saída do estudante.

2 – Recomendamos que os potes tenham fechamento hermético e sejam embalados com todos os itens (bebida /sobremesa) em sacos estilo ziploc identificados com o nome do estudante e série.

3 – Deve – se ter muito cuidado na escolha dos alimentos e preferir opções mais naturais e que sejam bem aceitas por cada faixa etária específica, e em quantidades adequadas. O prato ideal é composto por cereais/tubérculos+ leguminosas + proteínas magras + hortaliças (verduras e legumes). É importante incentivar o consumo de frutas, sendo essa uma opção de sobremesa saudável.

3 – Evitar mandar produtos industrializados (salsichas, embutidos, fast food, sucos artificiais, doces) com frequência. Produtos industrializados interferem diretamente na concentração das crianças, deixam elas mais agitadas e atrapalha o processo de aprendizagem.



Quer saber mais sobre a Escola Vereda? Venha nos visitar em um dos nossos eventos.