5 maneiras criativas de aprender matemática

O desafio de ensinar as crianças das novas gerações passa por compreender suas necessidades, despertar a atenção e manter seu interesse ao longo de todo o processo da aprendizagem. Nesse caminho, algumas práticas criativas buscam desenvolver o conhecimento em Matemática, aproveitando características desses estudantes que se mostram abertos ao diálogo, altamente empenhados em encontrar soluções e aptos a pesquisar para construir o conhecimento.

Relacionados aos objetivos curriculares, jogos, desafios e brincadeiras são grandes aliados no ensino da Matemática. Atuam como recursos didáticos e ajudam a absorver o conteúdo de forma interativa, desenvolvendo concentração, atenção, capacidade de raciocinar de forma rápida, além de estimular o senso cooperativo, a socialização e a autoconfiança.

Confira algumas atividades criativas que podem ser praticadas em casa:

1 – Kahoot

O Kahoot é uma plataforma que pode ser utilizada como ferramenta para reforçar o conhecimento. Os professores criam questionários de múltipla escolha e os estudantes participam online, solucionando questões em grupos, com seu Chromebook.

Cada exercício tem um tempo para ser realizado e, para chegar em um consenso, os estudantes precisavam organizar o tempo para debater as opiniões e responder corretamente à questão.

2 – WAR

Disputado em rodadas, o jogo é um tabuleiro com o mapa do mundo onde os participantes conquistam territórios. Os professores colocam questões relacionadas ao conteúdo da disciplina e, conforme os jogadores respondem, a atividade reforça o conhecimento de forma lúdica e muito divertida. Além de desenvolver o respeito ao turno de fala, já que só aquele que irá atacar pode falar.

3 – Estruturas com palito

A brincadeira de construir estruturas de palitos pode ser feita em casa e ajuda as crianças a compreenderem as formas geométricas. Pode começar com 4 palitos e 4 balas de goma para fazer um quadrado e ir aumentando para formar vários cubos. As balas ajudam a deixar a atividade ainda mais interessante para os estudantes, que exercitam o raciocínio lógico e desenvolvem a criatividade.

4 – Sudoku

O Sudoku é um jogo que existe em várias modalidades e o estudante precisa seguir algumas regras que podem ser adaptadas conforme a sua necessidade. O jogo envolve o conhecimento matemático, a leitura, a interpretação, a concentração e o raciocínio lógico. Além disso, também auxilia o trabalho em equipe, a troca de experiências e a valorização da autoestima do estudante.

5 – Barra de chocolate

Uma barra de chocolate pode ajudar a ilustrar de forma dinâmica o ensino sobre Frações. Além de perceberem que as frações estão constantemente presentes em nosso dia a dia, os estudantes se divertem e aprendem o que é um número inteiro e como fracioná-lo.

Tem outras ideias? Compartilhe com a gente em nossas redes sociais!



Quer saber mais sobre a Escola Vereda? Venha nos visitar em um dos nossos eventos.