5 lições dos Clubes de Protagonismo

Os Clubes de Protagonismo fazem parte da disciplina Projeto de Vida, e são propostos aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio, para que eles se aprofundem em temas que gostam, junto com seus colegas que também compartilham do mesmo interesse.

Durante o primeiro semestre, os estudantes puderam entrar em contato com situações que nunca vivenciaram antes, a fim de desenvolver habilidades sociais e também de comportamento, com ganhos que se refletem em suas vidas como um todo. 

Para ilustrar os aprendizados adquiridos ao longo da disciplina, selecionamos as 5 maiores lições aprendidas durante os Clubes de Protagonismo, a partir das experiências relatadas pelos estudantes e pela professora responsável pela disciplina, Gabriela Marques.

1. Desenvolvimento de autonomia 

Apesar de terem o papel de suporte nas atividades, os professores não delegam as tarefas entre os membros dos grupos ou indicam temas pré-determinados. Essas ações cabem aos estudantes, que são os protagonistas do seu processo de aprendizagem nos Clubes, tomando a iniciativa e fazendo escolhas. 

“Por mais que não seja presidente ou vice, mas quem participou sabe que é uma autonomia que a gente tem aqui, que não tem nas outras escolas. A gente pode pensar, conversar com a escola, ver o que a gente pode fazer, se ela pode dar determinado suprimento para usarmos, e enquanto isso em outras escolas, seriam aulas normais de qualquer matéria, aqui a gente pode se desenvolver”, explica o estudante Nicolas Oliveira, presidente do Clube de Cinema. 

2. Adquirir responsabilidade

Com a autonomia também vem a responsabilidade. Além de se comprometerem com os encontros semanais e com os prazos de apresentação dos projetos, os estudantes puderam entender a importância e o impacto de suas ações sobre outras pessoas: 

“O clube desenvolveu tanto para os presidentes quanto para os alunos que estavam nos clubes, a responsabilidade. Por que é uma baita responsabilidade cuidar de um evento de muitos alunos de 9º ano e organizar tudo isso para ficar na memória de todo mundo” conta o estudante Marcos Pitarello, presidente do Clube de Formatura.

3. Descobrir do que gosta e se desenvolver

A pesquisa e escolha dos temas são feitas pelos estudantes, que se vêem diante da necessidade de refletir sobre quais assuntos mais lhe interessam ou propor temas pelos quais são apaixonados, exercendo o autoconhecimento. 

Também é uma oportunidade de experimentar e ampliar interesses, fundamental para os jovens que estão iniciando uma fase de descoberta da vocação profissional. Isso se reflete na diversidade de Clubes, que variam entre Fotografia, Dança, Ciência Forense, Basquete, entre outros.

4. Trabalho em grupo

Trabalhando em grupos, os estudantes puderam entender os desafios e também os ganhos de desenvolver projetos com seus colegas, reunindo pontos de vista e vontades diferentes dos seus. 

“Depois de alguns conflitos desses grupos, eles conseguiram se harmonizar, e foi um processo bem bonito, da gente entender a dificuldade de ter responsabilidade e autonomia, e que conseguiram se superar”, conta a professora Gabriela Marques.

A partir dessa vivência, enxergaram a saída na divisão de tarefas entre si: “Eles se dividiram em frentes de trabalho em que alguns estudavam, outros produziam, e tinham outras responsabilidades nos clubes”, complementa a professora.

Para a estudante Beatrice Toto, presidente do Clube de Música, a cooperação foi a chave para que os Clubes se desenvolvessem: “É muito diferente se organizar por si só e querer fazer alguma coisa com os outros alunos. É uma cooperação que tem que ter um com o outro e quanto maior a cooperação melhor fica o projeto”, conta a estudante. 

5. Escola conectada à vida do estudante

Fazer o que gosta junto com os colegas enquanto aprende é parte de uma nova proposta de educação onde escola e estudante estão cada vez mais próximos. 

Com a ajuda dos Clubes, a escola renova o seu papel de ajudar esses jovens a investirem em habilidades que vão além das competências técnicas e disciplinas tradicionais, potencializando seu aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Para saber mais sobre os Clubes de Protagonismo, assista ao vídeo completo no nosso Canal no Youtube. É só clicar aqui.



Quer saber mais sobre a Escola Vereda? Venha nos visitar em um dos nossos eventos.