Objetivos Principais:

Experiências lúdicas de aprendizagem
Valorizamos, nesta etapa, a ludicidade em nossas experiências de ensino. Promovemos a brincadeira, o jogo, a dança e a música em consonância ao nosso currículo.

Competências leitoras e escritoras
Nossos alunos desenvolvem as competências de oralidade, leitura e escrita, que marcam sua inserção na cultura letrada a partir da apreensão dos múltiplos usos sociais da língua.

Múltiplas linguagens e inteligências
A Escola Vereda proporciona o aprendizado criativo de diversas linguagens e inteligências – artística, lógico-matemática, corporal, entre outras. Um multiletramento que permite a descoberta de talentos e preferências pessoais e a construção criativa de diversas formas de aprender e interagir por meio de projetos multidisciplinares.

Desenvolvimento de habilidades de estudo
Queremos alunos capazes de aprender com progressiva autonomia, que organizam seus materiais didáticos e rotinas de estudo, que pesquisam e questionam, que formulam e compartilham hipóteses sobre os fenômenos que mobilizam sua curiosidade.

Disciplinas:
Língua Portuguesa;
Língua Inglesa;
Matemática;
Arte;
Educação Física;
História;
Geografia;
Ciências;
Estudo Orientado;
Oficinas Culturais;
Oficinas Esportivas.

Desafios de maior complexidade
Nesta etapa, os alunos vivenciam atividades mais complexas que lhes permitem a expansão do repertório dos saberes mobilizados no Ensino Fundamental I.

Introdução progressiva de recursos digitais
Para apoiar descobertas cada vez mais desafiadoras, nossos alunos contam com recursos digitais progressivamente introduzidos em suas pesquisas e projetos escolares.

Ampliação da autonomia nos estudos
Nossos alunos são mobilizados a compreender os resultados das avaliações de aprendizagem, aplicando a habilidade de aprender continuamente com apoio permanente dos nossos educadores, nas reuniões de mentoria e nos Estudos Orientados.

Projetos a favor da ética e cidadania
São ampliados os projetos que partem de problemas relevantes para a comunidade, fomentando o protagonismo dos alunos como cidadãos que atuam de forma ética a favor dos direitos humanos.

Disciplinas:
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Matemática
Arte
Educação Física
História
Geografia
Ciências
Estudo Orientado
Oficinas Culturais
Oficinas esportivas

Perfil do Egresso:

1. Formação Ampla
Múltiplas habilidades e domínio de conteúdos que permitirão a preparação para o Vestibular e para o mercado de trabalho.

Conteúdo: Currículo alinhado ao ENEM e aos Vestibulares a partir das habilidades da BNCC.
Habilidades para a Vida: Socioemocionais, Valores (Respeito, Solidariedade, Justiça, Convívio) + Pesquisa.
Oficinas: Linguagens, Arte & Desing, Empreendedorismo e Programação*
* As disciplinas “Empreendedorismo” e “Arte & Design” são oferecidas em semestres diferentes.

2. Personalização da experiência de aprendizado
Experiência mais alinhada às necessidades de cada aluno.

Projeto de Vida: Elaborado com apoio dos professores para ajudar na escolha e preparo vocacional.
Eletivas e Itinerários: Eletivas + Itinerários BNCC + Mix de Design, Tecnologia e Empreendedorismo.
Plataforma digital: Atividades digitais que proporcionam atuação individualizada.

Metodologia E.M Vereda: Ensino Híbrido com uso de rotação de estações (3 “estações”).
1. Aprendizagem Individual: Pesquisa de conteúdos e realização de atividades em plataforma digital.

Utilizando uma plataforma digital interativa (Google Classroom), o aluno pesquisa conteúdos e realiza exercícios relacionados às habilidades curriculares. Neste momento ao professor é atribuído o papel de orientador, auxiliando o aluno a criar um roteiro de estudos e a cumprir prazos.

2. Aprendizagem em Grupo: Sistematização de conteúdos, exercícios de aprofundamento. Agora em grupos e com mentoria de um professor, os alunos retomam os conteúdos, tiram dúvidas e realizam exercícios de aprofundamento das habilidades curriculares abordadas na aprendizagem individual.

3. Problemas e Projetos: Resolução de problemas e projetos relacionados aos conteúdos mobilizados. Neste momento, os alunos aplicam os conhecimentos propostos na resolução deste problema, aplicando táticas de design para criar produtos específicos, que incluem relatórios investigativos, protótipos, integrando as habilidades curriculares propostas dentro do contexto do projeto ou problema.

Momento ENEM (EaD): Além das 3 estações, haverá um momento específico para lidar com conteúdos e habilidades propostos pelo ENEM. Utilizando plataforma digital interativa, os alunos realizam exercícios práticos elaborados com base nas questões com maior recorrência no Exame.

1º Ano E.M:

Focos: Currículo básico BNCC + Currículo ENEM + Projeto de Vida + Oficinas de Arte & Design e Empreendedorismo & Tecnologia (oferecidas em semestres diferentes).
Distribuição da grade:
– 35 tempos de aulas presenciais (6 tempos em cada dia da semana);
– 5 tempos a tarde ( 3 presenciais para disciplinas obrigatórias + 2 tempos “EaD” para atividades em – plataforma digital – “Momento ENEM”);
– 2 tempos a tarde presenciais para disciplinas eletivas.