Em tempos de correria no dia a dia e, muitas vezes, pouco tempo dedicado ao cuidado com a saúde, a natação é fortemente recomendada por especialistas como uma atividade esportiva de grandes ganhos com poucos minutos por semana.

Segundo a coordenadora do Departamento de Esportes da Escola Vereda e professora de educação física, Brenda Yanca, é uma atividade que contribui para a saúde do indivíduo como um todo. “Os movimentos realizados na piscina são completos, por trabalhar todo o esquema corporal. Melhora o condicionamento físico, desenvolvendo e potencializando capacidades físicas e habilidades motoras do corpo em razão dos movimentos praticados na piscina”, explica.

Seus benefícios são percebidos na respiração, com o fortalecimento dos músculos e articulações que ajudam na contração e expansão do pulmão, na circulação sanguínea, em razão do trabalho dos músculos sob a pressão da água, além de facilitar o transporte de oxigênio e nutrientes para os todos os órgãos e células.

Além disso, as atividades físicas liberam endorfina, o hormônio responsável por proporcionar sensações de relaxamento e felicidade. Com a concentração necessária na natação para conciliar os movimentos corporais e o trabalho respiratório, o nadador deixa sua mente livre e pensa apenas em sua atividade.

“A natação combate o stress, a ansiedade, e melhora a saúde mental como um todo. Traz mais segurança para o seu próprio desenvolvimento, o que resulta em uma maior facilidade em absorver conhecimentos e conteúdos.” explica Brenda.

Além dos ganhos individuais, se realizada em família, a natação pode contribuir para o desenvolvimento de laços nos momentos em que se divide a mesma experiência. Como é o caso do Rodrigo Marcel Bastos e seu filho Leonardo Dias Bastos, de 7 anos, que fazem aulas juntos na Escola Vereda.

Segundo ele, os dois nunca haviam feito nenhuma atividade juntos e, quando souberam da possibilidade de aulas dos Cursos Extras para público externo, logo se interessou. “Fazer natação no mesmo local e com os mesmos professores traz motivação extra tanto pra mim quanto pra ele. Sem contar com o fortalecimento do elo familiar, no nosso caso de pai pra filho, fica muito mais fortalecido quando se tem essa oportunidade de praticar esportes juntos”, conta.

Além de ajudar a criança a se tornar um adulto mais saudável com a prática de esportes na rotina, pode ser uma forma saudável de reunir a família, participar da vida escolar, melhorando a comunicação e o comportamento emocional da criança. “As crianças que estudam em horário integral ficam mais tempo na escola do que na própria casa, então qualquer coisa que possamos fazer para que a escola seja um ambiente ainda mais familiar e agradável pros nossos filhos é muito importante”, finaliza.

Natação na Vereda

Em nossa escola temos turmas de crianças e jovens estudantes da Vereda e também de outras escolas, além de adultos e idosos. Todos realizam o teste de nivelamento para saber horários e raias correspondentes. Quem quiser saber mais informações sobre as aulas pode procurar pela supervisora de natação da Vereda, Margarete Cristina, e, para se matricular, basta ir até a nossa secretaria. Nossos horários são de segunda-feira a sexta-feira das 15h30 às 20h. Clique abaixo para acessar o nosso pacote de aulas.

 

botaoOK 300x28 - Saúde e qualidade de vida com a prática da natação